top of page
depositphotos_144980373-stock-photo-pinhao-brazilian-pine - Cópia.jpg

Projeto de Identificação Geográfica é conduzido com a participação da comunidade

A Associação dos Vendedores de Pinhão de Campos do Jordão (AVEPI), com o fomento da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inova) do IFSP deu início aos projetos de registro de Indicação Geográfica (IG) com Arranjos Produtivos Locais. O pinhão de Campos do Jordão faz parte de uma seleção de um total de 14 projetos.

A primeira fase do projeto é exploratória, visa o levantamento preliminar de informações sobre a cadeia produtiva local para verificar se possuem os requisitos necessários para obtenção de IG. Em caso positivo, será assinado um acordo de cooperação com a entidade representativa de classe, a fim de dar seguimento ao projeto, com a elaboração do pedido para registro de Indicação Geográfica junto ao INPI.

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a indicação geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

O kick-off foi realizado na Câmara de Vereadores de Campos do Jordão e contou com a presença das autoridades e representantes da sociedade civil e cidadãos. Também marcaram presença 45 associados e a diretoria da Associação dos Vendedores de Pinhão de Campos do Jordão, presidida por Carlos Jobson de Sá Filho, representantes do IFSP Campos do Jordão e da Agência Inova IFSP.

Para mais informações, acesse:

https://www.ifspcjo.edu.br/index.php/ultimas-noticias/1543-projeto-indicacao-de-procedencia-do-pinhao-de-campos-do-jordao-e-aprovado-edital-663-2018-ifsp-de-indicacao-geografica

bottom of page